Tipos de filtros automóvel: filtro de óleo, filtros de combustível ou de ar condicionado

Tipos de filtros automóvel: filtro de óleo, filtros de combustível ou de ar condicionado

Pelas câmaras de combustão de um motor em funcionamento circulam três tipos de fluídos: combustível, óleo e ar.

Todos os fluídos que circulam no interior do motor de um veículo devem estar perfeitamente limpos de partículas para assegurar a longevidade do motor. Para que esses fluídos permaneçam limpos são utilizados filtros de combustível, filtros de óleo e filtros de ar, respectivamente.

Por outro lado, existe um quarto filtro nos veículos actuais: O filtro do habitáculo. Este filtro encarrega-se de garantir a correcta qualidade do ar que os passageiros respiram no interior do veículo.

Com o uso normal os filtros vão-se sujando (retendo impurezas). Com o passar do tempo e com o funcionamento é necessário mudá-los para garantir a duração do motor do veículo e a qualidade do ar que se respira no interior do mesmo.

A Feu Vert propõe-lhe filtros da marca BOSCH e uma gama de filtros Feu Vert com qualidade de fabricante de equipamento original mas a um preço sensivelmente inferior.

FILTRO DO HABITÁCULO

O filtro de habitáculo é um elemento que se insere no sistema de aquecimento e ar condicionado do veículo para limpar todas as impurezas do ar que entra no interior do veículo.

FILTRO DE COMBUSTÍVEL

O filtro de combustível protege o sistema de injecção do motor evitando que cheguem a ele água e/ou impurezas sólidas.

Um filtro de combustível em mau estado pode ser detectado por:
  • Quebras na potência do motor: produzem-se breves espaços de tempo em que o motor não desenvolve a sua potência habitual.
  • Fumo mais negro do que o habitual no sistema de escape. A combustão não é perfeita e geram-se mais fumos de combustão do que numa situação óptima.

As impurezas que o filtro de habitáculo absorve são sobretudo: pólen, pó e fuligem dos gases de combustão dos veículos precedentes.

Normalmente é possível detectar que o filtro do habitáculo está em mau estado quando existe:

  • Perda de potência do sistema de ventilação do veículo.
  • Maus cheiros.

FILTRO DE AR

O filtro de ar encarrega-se de garantir a entrada de ar sem partículas na câmara de combustão do motor. Um mau funcionamento do filtro de ar pode provocar que cheguem algumas partículas ao seu interior, provocando um certo desgaste prematuro do motor.

Sintomas de um filtro de ar em mau estado:
  • Apresentação de fuligem preta.
  • Aumento do consumo de combustível.
  • Perda de rendimento do veículo.