Velas de carro. Tudo o que deve saber sobre velas de ignição e de incandescência

Velas de carro. Tudo o que deve saber sobre velas de ignição e de incandescência

As velas são essenciais em qualquer motor a gasolina, uma vez que são elas que provocam a faísca de alta energia, a qual faz com que se inflame a mistura de ar e gasolina. Sem as velas não há faísca, e sem faísca não é feita a ignição nem o movimento do cilindro.

Devido às duras condições às quais são submetidas, altas temperaturas, elevadas pressões, vibrações, etc., as velas vão-se deteriorando, especialmente os eléctrodos, que são os elementos que fazem saltar a faísca no momento certo.

Como é lógico, quanto maior e mais rápida for a faísca, melhor será o arranque e, desta forma, é minimizado o desgaste dos restantes componentes da alimentação eléctrica (bateria, etc.)

Para garantir uma boa alimentação eléctrica, a Feu Vert recomenda a colocação de velas de 4 eléctrodos.

Na Feu Vert encontrará uma completa gama de velas, principalmente da marca BOSCH, uma referência entre os fornecedores dos fabricantes de veículos a nível mundial.

O AQUECEDOR

Os aquecedores cumprem nos motores a diesel a mesma função que as velas nos motores a gasolina. Por isso também são denominados de “velas de pré-aquecimento”. Encarregam-se de facilitar o arranque a frio, uma acção de especial dificuldade nos motores a diesel, cada dia mais frequentes nas nossas estradas.

O aquecedor é basicamente uma resistência de incandescência, cuja missão é aquecer e aumentar a temperatura da câmara de combustão para facilitar o arranque. A sua forma se assemelha a uma esferográfica, em que uma das extremidades torna-se encandescente antes do arranque.

Ao iniciar o contacto num automóvel a diesel, aparece um sinal iluminado que se apaga passados uns segundos, indicando que os aquecedores estão preparados para trabalhar na sua máxima potência.

Relativamente à substituição dos aquecedores, é importante ter em conta que:
  • Convém substituir todos os aquecedores ao mesmo tempo para que o funcionamento seja homogéneo.
  • Se os aquecedores estiverem partidos ou danificados devido a sobreaquecimento o motor funcionará mal.

Velas

As velas são elementos que acendem a mistura de gasolina e ar dentro da câmara de combustão de um veículo a gasolina. A faísca é gerada mediante um diferencial de potencial eléctrico elevado e o processo é repetido uma média de 2.000 vezes por minuto em caso de funcionamento normal do motor.

As condições de temperatura e pressão sob as quais devem trabalhar as velas são muito elevadas, pelo que o Grau Térmico, a quantidade de calor que podem suportar e evacuar, é uma das características mais importantes das velas.

Se as velas forem substituídas a tempo, evitam-se desgastes prematuros noutras partes do veículo. Substitua as velas caso detecte algum dos seguintes sintomas de desgaste:
  • Perda de potência durante o andamento.
  • Aumento do consumo de gasolina do motor: a combustão de gasolina não é correcta porque falha a faísca gerada pela vela.
  • Dificuldades no arranque, especialmente a frio. Ruídos de detonação durante o andamento do motor.
  • Fumo escuro na saída do escape.