Desenho e aderência do pneu. Tudo o que deve saber para evitar situações de risco na estrada

Desenho e aderência do pneu. Tudo o que deve saber para evitar situações de risco na estrada

PNEUS USADOS? NÃO ARRISQUE A SUA SEGURANÇA

Existe um risco associado à aquisição de pneus usados, especialmente os que têm um passado desconhecido ou duvidoso. Os pneus usados podem ter sido expostos a utilizações, manutenções e armazenamento impróprios, podendo estar danificados ao ponto de os tornar inutilizáveis.

A Feu Vert e a Continental alertam todos os consumidores para o perigo da aquisição de pneus usados. Além dos danos visíveis (desgaste irregular, deformações devidas a impactos, furos e perfurações, etc.), o maior perigo reside nos danos imperceptíveis aos nossos olhos e que apenas poderão ser identificados através de uma avaliação realizada por um técnico especializado.

À medida que aumenta o desgaste do piso, a performance do pneu vai sendo afectada. Além disso, aumenta o risco de aquaplaning e as distâncias de travagem são mais longas.

A distância de travagem de um automóvel equipado com um pneu com uma profundidade de piso de 1,6 mm é, aproximadamente, 45% maior do que a de um automóvel equipado com pneus novos.

Por esse motivo, a Feu Vert e a Continental recomendam a substituição dos pneus quando estes atingem uma profundidade de piso de 3 mm.

O PNEU E A INSPECÇÃO PERIÓDICA OBRIGATÓRIA

Para sua segurança recordamos as normas que deve respeitar quando mudar os pneus do seu veículo:

  1. A profundidade da banda de rolamento dos pneus deve ser no mínimo de 1,6 mm em toda a superfície: verifique regularmente os testemunhos de desgate da banda de rolamento.
  2. Os pneus devem ter as medidas indicadas no Livrete do veículo.
  3. Os pneus devem ser iguais em cada eixo: isto é, da mesma marca e medida, assim como do mesmo código de velocidade e índice de carga.
  4. Controle regularmente os pneus do seu veículo e comprove se estão em bom estado, sem bolhas nem deformações.
  5. 63% dos veículos não estão em condições para conduzir devido a um desgaste excessivo dos pneus ou a problemas de pressão.
  6. Recomendamos que mantenha os pneus em bom estado para uma condução segura, pois estes são o único ponto de apoio do veículo à estrada.