Tipos de sistemas de som do seu carro: desde Woofers, a amplificadores e colunas de som

Tipos de sistemas de som do seu carro: desde Woofers, a amplificadores e colunas de som

COLUNAS

Um elemento primordial em toda as instalações são as colunas. Prescindir de colunas equilibradas diminuirá a qualidade da instalação. Desde os modelos mais simples aos mais complexos, as possibilidades disponíveis são:

COLUNAS DE CONE DUPLO: O SOM MAIS BÁSICO

As colunas de cone duplo são colunas simples e respondem ao objectivo de conseguir um preço de venda baixo.

Isto condiciona a sua composição e os materiais da membrana (geralmente de papel tratado). De concepção básica, permitem uma reprodução de som suficiente, mas não reproduzem fielmente a totalidade das frequências sonoras.

COLUNAS COAXIAIS: O SOM DINÂMICO

Podem ser de duas ou três vias e constituem uma boa escolha.

A membrana principal reproduz graves e médios. O tweeter integrado, no centro da coluna destina-se à reprodução dos sons agudos.

COLUNAS DE VIAS SEPARADAS: O SOM PERFEITO

As colunas de vias separadas permitem obter o equilíbrio perfeito de som no seu veículo. Trata-se de um sistema de várias colunas, no qual cada uma cumpre uma função específica. Geralmente têm um woofer, para os sons baixos, uma coluna de médios e um tweeter para a reprodução dos sons agudos.

A qualidade máxima é obtida quando além disso acrescentamos um filtro cuja função é a de repartir as diferentes frequências por tipo de coluna. O conjunto trabalha então de forma óptima, a qualidade sonora é máxima e a distorção mínima.

COLUNAS À MEDIDA

O buraco das colunas de origem não é sempre de dimensões standard.

A Feu Vert propõe-lhe uma gama de colunas específicas, à medida, que ficarão perfeitamente inseridas nas instalações de este tipo. A vantagem é que se adaptam ao buraco original do seu automóvel, mas melhorando a qualidade de som obtida

OS WOOFERS

São a alma do equipamento, cobrem as frequências graves e dão sensação de potência e profundidade.

A sua missão é deslocar o maior volume de ar possível, por isso o seu tamanho (20, 25, 30 cm ou mais), quanto maior o tamanho maior pressão de graves. A sua instalação pode ser feita na mala (em caixas fechadas ou na chapeleira).

AMPLIFICADORES

A escolha de um amplificador, exterior ao auto-rádio, será sempre feita em função das colunas.

Porquê acrescentar um amplificador?

Principalmente para que o sinal do som chegue aos nossos ouvidos de uma forma mais nítida e clara. Sons graves e agudos mais limpos. Incluir um amplificador não significa ouvir a música alta, se não conseguir perceber toda a gama de frequências com uma maior qualidade.

Existem de diferentes tipos: mono, de um só canal para o subwoofer, de dois canais para duas colunas, de quatro canais.

Conselho Feu Vert

O melhor local para instalar um amplificador é a mala do automóvel, dado que a máximo rendimento pode atingir elevadas temperaturas e precisa de uma boa ventilação.