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Sistema de travagem do seu carro: funcionamento e componentes do sistema de travagem de veículos

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRAVAGEM

A maioria dos veículos de hoje levam travões de discos dianteiros e travões de tambor no eixo traseiro.

Para accionar, tanto uns como os outros, é utilizado o líquido de travões que transmite a pressão aos elementos de fricção (pastilhas e calços), através do cilindro mestre (ou bomba de travagem).

Este cilindro mestre é accionado directamente pela pressão do pedal de travagem, apesar de que na maioria dos casos ele é ajudado pelo servofreio.

Faça uma revisão ao sistema de travagem do seu veículo antes da Inspecção Periódica. Existem problemas num sistema de travagem que unicamente um especialista é capaz de detectar.

Devido à enorme importância que tem para a segurança do funcionamento do seu veículo, controle regularmente o estado do sistema de travões do seu veículo num centro auto-centro Feu Vert.

Cada vez que tiver que substituir uma peça do sistema de travões traseiros deverá substituir todas as outras, uma vez que o seu período de vida é semelhante.

Utilize líquido de travões DOT 4 ou superior.

COMPONENTES DO SISTEMA DE TRAVAGEM

  • Repartidor do travão
  • Alavanca do travão de mão
  • Disco e tambor de travão
  • Canalizações e tubagens
  • Pedal de travão
  • Bombas de travão
  • Servofreio
  • Depósito do líquido de travões

SISTEMA DE TRAVÕES DIANTEIROS

O sistema de travões dianteiro é composto por:

  • Um disco de travão, solidário à roda e que gira ao mesmo tempo que esta;
  • Uma pinça de travão, que aloja as pastilhas de travão, é solidária à carroçaria e não gira.

Pela pressão do pedal de travão através do líquido de travãoes, as pastilhas de travão são empurradas contra o disco e obrigando-o a perder velocidade por fricção.

As pastilhas de travão são fabricadas de material mais mole do que os discos. Estas desgastam-se progressivamente.

O desgaste das pastilhas de travão provoca um alargamento das distâncias de travagem. Os travões podem ser ineficazes em caso de desgaste extremo.

O SISTEMA DE TRAVÕES TRASEIRO

Existem dois tipos neste caso:

  1. Sistema de discos: Funciona da mesma maneira que o sistema de discos dianteiros.
  2. Sistema de tambor: O sistema de travões traseiros é composto por calços, cilindros e tambor. Sob a pressão de travagem transmitida pelo líquido de travões, os cilindros pressionam as calços(solidárias à carroçaria) contra o tambor (solidário à roda) de forma que obrigam a reduzir a velocidade de rotação produzindo calor.

Para assegurar um correcto funcionamento do sistema de travões traseiros:

  • As calços devem ter um coeficiente de fricção correcto.
  • O sistema deve ser perfeitamente estanque.
  • Os tambores devem ser perfeitamente cilíndricos e com a superfície de travagem regular.